quarta-feira, 9 de maio de 2012

Livro: Orgulho e Preconceito



Ainda no mês de março, li um clássico da literatura inglesa chamado Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice), da famosa escritora Jane Austen.
O livro foi escrito em 1797 sendo publicado pela primeira vez em 1813. O que me motivou à leitura desse romance foi, além de querer ler alguma coisa de Jane Austen para conhecer seu estilo, o fato de retratar os costumes e comportamentos daquela época. Sempre tive curiosidade em saber como se davam as relações humanas em outros tempos e o livro revela muito bem estas questões. 

A história aborda a vida de uma moça de 21 anos chamada Elizabeth Bennet que julga ser desprezada por um rapaz chamado Mr. Darcy. Entretanto, as aparências enganam e a forma como julgamos as pessoas (até que ponto é nosso direito julgar alguém?) podem ser equivocadas.

O livro possui uma linguagem mais rebuscada - característica da época, imagino - e por esse motivo o ritmo do livro é mais devagar. Mas, é uma experiência diferente e creio que vale à pena!
P.S.: Talvez o que tenha contribuído para que eu achasse um pouco devagar a leitura é que li uma versão de bolso e achei desconfortável por as letras serem pequenas e o livro, geralmente, com muitas páginas em função da versão diminuta. Aliás, prometi para mim mesma que pocket book, no more!
***
Em 2005, este clássico da literatura inglesa virou filme e a personagem principal (Elizabeth Bennet) foi interpretada pela graciosa Keira Knightley. 

O filme tem cenas de uma beleza incrível e locações são sensacionais sendo a mais incrível rodada na mansão de Chatsworth House (construída em Derbyshire no século 16), sendo a casa de Mr. Darcy.

Aliás, pesquisando na Internet, localizei uma curiosidade: "(..) Alguns acreditam que Jane Austen tenha imaginado essa mansão quando descreveu Pemberley, e no livro Elizabeth e seus tios visitam Chatsworth antes de visitar Pemberley".


Chatsworth House

Trailer do filme Orgulho e Preconceito, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário