sábado, 5 de maio de 2012

Imagem Pessoal no Trabalho

Ante-ontem assisti uma palestra sobre a Imagem Pessoal no Trabalho com a consultora de moda e estilo Tânia Shirmer e confesso que, de certo modo, foi um soco no estômago! A palestra foi muito interessante, mas posso dizer que aprendi bem mais do que eu imaginava que aprenderia. Vamos aos tópicos abordados para vocês entenderem what I'm talking about

Antes de começar preciso dizer que dentro do código de vestir no trabalho existe uma escala de autoridade da empresa com relação a este assunto seja de maneira explícita ou implicitamente.


A classificação parte de uma empresa muito tradicional para uma mais moderna e é a seguinte: Formal, Informal, Casual ou Esportiva.


Se a empresa em que se trabalha não possui um manual ou guia de vestuário, é possível perceber de acordo com o vestuário dos homens, por exemplo:


Empresa Formal:
Homens vestem terno e gravata. Sempre com camisa social de manga comprida.
Mulheres devem vestir o famoso "terninho" ou tailluerCamisas ou blusas de tecidos de qualidade. Nunca utilizar blusas de gola rolê, pois é informal demais. Sempre utilizar sapatos de salto alto.






Empresa Informal:
Homens vestem paletó, calça e camisa social (sempre de manga comprida), sem gravata.
Mulheres devem utilizar calça social, saias, vestidos e, quando mais frio, meia-calça. Sempre calçar sapatos de salto alto. 






Empresa Casual:
Homens usam camisa social (sempre de manga comprida), para dentro da calça. Pode usar jeans, mas sempre de cor escura e lisa.
Mulheres podem usar calça social, saias, vestidos e calça jeans de cor escura. Camisas e blusas de qualidade. Usar sapatos de salto alto.






Empresa Esportiva:
Homens usam camisa pólo para dentro da calça.
Mulheres podem usar calça jeans escura, saias e vestidos. Camisas e blusas de qualidade. Podem usar sapatos de salto alto, sapatilhas, botas de montaria.






Dicas (independente da classificação da empresa):


- Roupas de tecido com qualidade, por exemplo, camisas de 100% algodão, 100% seda, 100% linho, etc. Ou seja, tecidos de fibras naturais ao invés de fibras sintéticas.


- Mulheres altas e magras podem usar a saia midi (comprimento no meio da canela). Está super na moda e favorece quem tem este biotipo.


- Usar perfumes suaves.


- Maquiagem leve.


- A bolsa deve ser dura, estruturada, firme. Nada daquelas bolsas moles que ficam "desmaiadas" em cima da mesa ou gaveta. Lembrar-se sempre da elegância.


- Somente quando for necessário, usar mantas e echarpes discretas, sem muito "fru-fru", franjas e adereços.




Proibições Gerais (independente da classificação da empresa):


- É proibido utilizar peças decotadas, justas e/ou curtas demais.


- Calças jeans claras, manchadas/desbotadas, rasgadas/desfiadas, com tachas, apliques, brilhos, muitos bolsos, ou cintura baixa demais que apareça o "cofrinho" quando a pessoa senta (será que é necessário dizer isso, gente?).


- Nada de barriga de fora, nem que seja 1cm. Por favor, você está trabalhando e não passeando na beira da praia.


- Não pode aparecer nada da roupa íntima, seja da alça do sutiã ou qualquer outra parte. E não usar alça de silicone, pelo amor de Deus. Aquilo parece um durex! É super deselegante e já passou a moda há 1000 anos.


- Jamais usar roupas transparentes ou rendadas sem forro.



- Existem três comprimentos de saias permitidos para vestir no trabalho: Somente vestir saias que ficam logo acima da rótula do joelho, saias que ficam no meio da rótula do joelho e saias que ficam abaixo da rótula do joelho. Qualquer comprimento acima disso, não é para ser utilizado no trabalho.


- Nunca usar roupas "colantes" demais procurando sempre manter a elegância. As mulheres não devem "mostrar tudo", deve-se manter um mistério com relação aos contornos do corpo. É óbvio que não precisa vestir-se como uma freira, mas ter bom senso.


- Nunca deve-se mostrar os dedos dos pés, usando calçados tipo sandálias ou peep toes.


- Nunca usar saltos exageradamente altos, pois não existe mulher que consiga caminhar com elegância num sapato destes. Lembre-se: você está indo trabalhar e não para uma festa.



- Tênis e sapatênis (e isso é preciso dizer?)


- Sandálias rasteirinhas e chinelos, nem pensar!


- Leggings e Sobre-leggings (segundo a consultora legging é para ser usada apenas em finais de semana ou em academias)


- Saia longa (never!)


- Jamais utilizar blusas de alcinha, tomara que caia, um ombro só e frente única. Mesmo que coloque um casaquinho/bolero por cima. Lembre-se nunca poderemos prever se não será necessário tirarmos alguma peça. E é imprescindível estar vestido adequadamente por baixo do casaco.


- Tricot muito grossos, com tranças e de estilo rústico.


Sei que há pessoas que irão questionar estas orientações, mas a máxima é bom senso. O que precisamos ter sempre em mente que no ambiente de trabalho somos avaliados não somente pelo nosso desempenho e competência. A nossa imagem pessoal conta muito! Pessoas que ambicionam ascender em suas carreiras devem sim atentar-se a estes detalhes. E isto pode ser o teu diferencial!


Além disso, é muito comum cairmos naquela armadilha que "se todo mundo usa, eu posso usar também!". Mesmo que seja o seu superior, não se iguale a todo mundo.


***


Ao final da palestra foi comentado que hoje em dia, há tanta confusão e dúvida para saber o que é adequado ou não vestir em função de que nesta década há uma mistura de referências na moda de todas as décadas do século passado. Se tiver curiosidade sobre este tema, acompanhe os posts sobre a Influência das Décadas na Moda clicando aqui! 

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