quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Influência das Décadas na Moda - Anos 30

Anos 30



Após a euforia dos anos 20, houve uma mudança radical no comportamento das pessoas em função da Quebra da Bolsa de Valores dos EUA, em 1929. Milionários ficaram pobres da noite para o dia, bancos e empresas quebraram e milhares de pessoas ficaram desempregadas. Por todas estas consequências, a crise não poderia deixar de influenciar a moda.
De modo geral, a ousadia some em épocas de crise, por motivos muito óbvios: Se tem menos poder de compra, compra-se itens mais clássicos. Desta forma, se na década de 20 a silhueta feminina era mais tubular, na décade de 30 se faz um resgate à exuberância das curvas e imprime-se elegância através de roupas refinadas.
***
As saias ficaram mais compridas, os tecidos eram mais baratos como o algodão e a casimira e, geralmente, os vestidos eram justos e retos e acompanhados de mini-boleros. Nesta década, usava-se cortes enviesados e decotes profundos nas costas valorizando esta região do corpo das mulheres.
O conceito de estilo feminino neste período era uma mulher magra, esportista e bronzeada, pois descobriu-se o prazer das atividades esportivas ao ar livre. Até mesmo, em função deste novo comportamento, foi que surgiu o short para a prática de bicicleta e outros esportes. Os óculos escuros ganharam vida a partir da década de 30.
De maneira mais natural, o corpo feminino era valorizado através do uso de sutiãs e espartilhos mais flexíveis.
"(...) Nessa época, o termo prêt-à-porter ainda não era usado, mas os passos para o seu surgimento eram dados pela butique, palavra então muito utilizada que significava "já pronto". Nas butiques surgiram os primeiros produtos em série assinados pelas grandes maisons".

Abaixo, segue a foto e o trailer do filme Desejo e Reparação, gravado em 2007, com a Keira Knightley. O filme baseia-se no livro homônimo de Ian McEwan e a história se passa no ano de 1935. Sendo assim, conseguimos visualizar o figurino da época.





Para ler a Influência dos Anos 20 na moda, clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário