segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Influência das Décadas na Moda - Anos 40


Anos 40
No início da década de 40, a Segunda Guerra Mundial já havia começado e suas consequências influenciaram diretamente a identidade da moda.
Havia, por razão da guerra, restrições e escassez de uma série de materiais como o metal e o nylon fazendo as mulheres adaptarem seus estilos. Paris tinha forte presença da Alemanha e uma série de maisons e estilistas ou fecharam ou se mudaram para outros locais. Houve um grande racionamento e a compra de tecidos era limitada mas, apesar disso, a moda sobreviveu.
As mulheres eram magras e delicadas, entretanto suas roupas e vestidos eram sérios e pesados. Em função do racionamento, muitas roupas eram reformadas e utilizavam para tanto, tecidos alternativos como viscose, raiom e fibras sintéticas.
***
Na Grã-Bretanha foi criado um conjunto de 32 peças de roupas femininas com a intenção de ser vendido em massa. O tweed foi muito utilizado em função de sua grande resistência e durabilidade. As saias eram mais curtas, com pregas finas ou franzidas. As calças compridas eram muito práticas e os vestidos que imitavam saia com casaco eram muito populares. O nylon e a seda sumiram do mercado fazendo que as meias finas desaparecessem. Por isso, as meias soquetes começaram a ser utilizadas.
Os cabelos das mulheres eram mais longos e utilizava-se grampos para formar cachos e lenços para enfeitar, uma vez que era difícil encontrar cabeleireiros. Como as opções de vestuários eram restritas, para atribuir charme ao estilo as mulheres utilizavam chapéus. Alguns eram grandes com flores e véus e outros pequenos, de feltro ao estilo militar.


Foi durante este período que a "ready-to-wear" desenvolveu-se a partir da produção de roupas de qualidade produzidas em grande escala para serem vendidas por catálogo. Também é desta época o surgimento dos conjuntos de saia e blusa/casaco onde as mulheres podiam misturar as peças e formar novos modelos.

Assista o trailer de Casablanca, de 1942, onde é possível ver alguns modelitos.


Para ler sobre a Influência dos anos 30 na moda, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário