sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Influência das Décadas na Moda - Anos 50

Com o término dos anos de guerra e do racionamento de tecido, a moda resgatou a feminilidade das mulheres. O percursor desta nova tendência foi Christian Dior através do famoso "new look". Os vestidos eram confeccionados com muito tecido para dar aquele ar vaporoso, a cintura era bem marcada, o comprimento era nos tornozelos e as mulheres usavam com salto alto, acessórios luxuosos como jóias, luvas e peles. Foi uma década muito glamourosa, após anos de simplicidade e de sobriedade. Se a época era de glamour, todas as mulheres voltavam sua atenção para a aparência.



A indústria de cosméticos também pôde retomar sua produtividade lançando muitos itens para a região dos olhos como rímel, lápis, sombras e o famoso delineador. Bocas e olhos eram bem marcados e a pele muito bem cuidada e incrivelmente pálida.  Tintas para cabelo e loções alisadoras e fixadoras alcançaram picos de vendas. Os penteados poderiam ser coques ou rabos de cavalo, sendo que os cabelos eram mais curtos com franjas caindo no rosto, dando ares de menina.

Esta década foi povoada por alguns ícones de beleza como Grace Kelly e Audrey Hepburn. Mas, as mulheres que causavam verdadeiro frisson nos homens eram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot. Além das pin ups americanas loiras com suas curvas e seios fartos.





Foi durante a década de 50 que estilistas da alta costura viveram seu apogeu como Cristobal Balenciaga, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Chanel, Madame Grès, Nina Ricci e o próprio Christian Dior fizeram desta época a mais glamourosa de todas. Uma criação icônica para o mundo dos calçados foi em 1954, ano que Roger Vivier criou o salto agulha e em 1959 o salto-choque, aquele que é encurvado para dentro. Em 1954 Chanel reabriu sua maison em Paris que esteve fechada durante a guerra e lançou mais algumas peças clássicas até hoje, como a bolsa a tiracolo em matelassê e o scarpin bege com ponteiras escuras.

Em paralelo a todos estes acontecimentos, nos Estados Unidos surgia a força do rock 'n roll e a juventude vestia-se de maneira colegial com saias rodadas, calças cigarretes pelos tornozelos, sapatos baixos, suetéres e jeans. O cinema ilustrou bem esta fase com os filmes "Juventude Transviada" com James Dean e "Um Bonde Chamado Desejo" com Marlon Brando.


Trailler do filme Rebel Without a Cause (Juventude Transviada), de 1955.



2 comentários:

  1. Para mim a época mais linda de todas... gostaria de ter vivido isso, muito glamour adóóroooo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!! Tinha muito glamour e elegância. As pessoas pareciam ser mais misteriosas também...
      Beijos

      Excluir